preloader

Ecocardiograma Fetal com Doppler

Ecocardiograma Fetal com Doppler avalia o coração do bebê ainda na barriga da mãe, a fim de verificar a existência de qualquer cardiopatia congênita.

O exame é indicado quando:

  • há histórico de cardiopatia congênita na família direta,
  • antes ou durante a gravidez a mãe apresentou (apresentar) diabetes, hipertensão,  citomegalovirose, de rubéola, toxoplasmose ou semelhantes.
  • houve uso de remédios anticonvulsivantes ou antidepressivos.
  • abuso de álcool e uso de drogas.
  • a grávida tiver mais de 35 anos.
  • houver qualquer outro indicativo da possibilidade de cardiopatia fetal.

Ecocardiograma Fetal com Doppler deve ser feito preferencialmente entre as 24ª e 28ª semanas da gestação, mas ela pode ser feita a qualquer momento a partir da 18ª semana de gravidez.

Leia esta página inteira para saber todos os outros nomes do exame de Ecocardiograma Fetal com Doppler, o preparo necessário, e muitas das condições que podem ser evidenciadas por este exame.

Características da Ecocardiograma Fetal com Doppler em Brasília DF

Ecocardiograma Fetal com Doppler é um exame efetuado por meio de um aparelho chamado ecógrafo (ou ultrassonógrafo). Este aparelho emite um som de alta frequência, por meio de uma sonda, e, de acordo com as respostas dos ecos recebidos por um transdutor, pode-se saber mais sobre os órgãos analisados.

Estes sinais são convertidos em imagens, pois há um computador associado ao ecógrafo. Estas imagens são visualizadas em um monitor e podem ser impressas ou armazenadas, nos formatos de imagem ou vídeo.

Por meio das ultrassonografias são visualizados os órgãos internos com excelente precisão.

É um exame seguro, para crianças e adultos, sem contra-indicações, visto que o ultrassonógrafo não emite radiação, e as frequências utilizadas são imperceptíveis ao ouvido humano.

Aplica-se um gel aquecido sobre a região que será analisada, para facilitar o deslizamento da parte do aparelho que toca o corpo (transdutor). O médico, olhando o monitor, movimenta o transdutor até chegar à região que deseja pesquisar, a fim de conseguir a imagem ideal, clica para fotografar ou filmar.

O exame pode solicitar ações diversas para comparar a reação dos órgãos em momentos diferentes, como, antes e depois de beber água, inspirando ou expirando, respirando ou prendendo o ar, para conseguir visualizar situações ou reações específicas.

Como a ecografia é feita com estudo dopplerfluxométrico, mais conhecido como doppler, analisa-se, além dos órgãos, estruturas e tecidos, a vascularização, isto é, a irrigação sanguínea da região ou de coágulos encontrados nesta. A análise desse fluxo sanguíneo na região analisada informa a extensão do problema.

Patologias Que Podem Ser Descobertas neste Exame de Ecocardiograma Fetal com Doppler DF

A maior parte dos exames de Ecocardiograma Fetal com Doppler apresenta resultados normais, isto é, sem patologias graves encontradas. A principal função dos exames de imagem é justamente perceber qualquer problema em fase inicial de desenvolvimento, visto que isso aumenta consideravelmente a chance de sucesso no tratamento.

Em uma pesquisa feita pelo exame de Ecocardiograma Fetal com Doppler podem ser identificados ou avaliados, por exemplo:

  • Cardiopatias congênitas em geral.
  • Problemas cardíacos associados a síndromes genéticas.

//

Digitalize QR para nos falar via WhatsApp

Cardiologia Pediátrica, Ecocardiografia Fetal e Infantil, Consulta e Risco Cirúrgico Infantil. Um aliado de peso na detecção de cardiopatias.

Estamos Disponíveis:

Segunda : 08:00 - 18:00
Terça : 08:00 - 18:00
Quarta : 08:00 - 18:00
Quinta : 08:00 - 18:00
Sexta : 08:00 - 18:00
Sábado : 08:00 - 18:00

© 2021 Clínica de Cardiologia Pediátrica em Brasília – DF | Desenvolvido por IBSB Soluções em Tecnologia  

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá fale conosco pelo Whatsapp?